Como Ter Disciplina

Tem dificuldades para ter sucesso? Talvez o problema não seja o seu número de habilidade, nem mesmo de força de vontade, mas de disciplina. Vou te ajudar a superar o bloqueio e ser mais disciplinado e realizado tanto na vida profissional quanto na sua vida pessoal.

No entanto, diante das inúmeras formas de distração em razão do bombardeio de informações, uma pergunta fica sempre na mente de quem busca novos horizontes: como ter disciplina?

Afinal, a teoria é linda, mas a prática acaba recebendo muitas interferências. Para você não se perder no mar da desatenção, mostrarei neste post duas dicas que vão ajudá-lo a ter mais foco no que realmente precisa ser feito. Afinal, disciplina e inteligência andam juntas.

O que é disciplina?

Obediência, organização, respeito aos superiores, instrução e perseverança. Esses são alguns dos sinônimos de uma das palavras mais utilizadas na atualidade: disciplina. Pode ser no mundo dos negócios, dos esportes, da educação ou das ciências, ela sempre está presente.

Eis a minha definição: Disciplina é deixar de fazer algo que lhe traga prazer agora, para fazer algo agora que lhe traga prazer no futuro.

Comece pelo começo

Para ter disciplina é preciso fazer uma análise sincera no que realmente quer, eis abaixo alguns pontos a serem analisados:

Seja otimista. Não deixe o pessimismo te dominar. Entenda que há uma recompensa para
todos os seus esforços. E, caso erre algumas vezes, isso faz parte do processo de aprendizagem e de excelência no que você faz. Se levante e tente de novo.

Deixe a zona de conforto. Muitas vezes, é mais fácil lidar com uma vida e rotina que nunca mudam, que não oferecem desafios, porque não te farão ficar exposto a erros ou decepções. Se quiser ser bem-sucedido, terá de lidar com o novo e testar possibilidades e novos projetos. Coloque a disciplina em você mesmo, se permita seguir em frente.

Aceite que precisa melhorar e que deseja fazer mudanças positivas e trabalhe o seu foco. Se você precisa disso, terá de trabalhar e vai se encorajar a desenvolver a disciplina necessária.

Faça um planejamento estratégico. Não precisa ser em planilhas mirabolantes. Anote horários e datas em sua agenda e, progressivamente, estude novas ferramentas que vão te ajudar a ser mais disciplinado. Confie nas suas anotações e siga-as à risca, sem protelar e sem procrastinação. É aquilo que deve fazer, e o trabalho não vai desaparecer. Então comece já.

Caso ainda tenha dificuldades para encontrar o foco e a disciplina, procure ajuda em uma terapia. A terapia serve para que faça um encontro com si mesmo, identifique os erros e possa trabalhá-los mais profundamente a fim de ter sucesso.

Simplifique

Agora que você já fez esta análise, sabe o que quer e o esforço que terá que fazer, eis minhas dicas, eu as utilizei e foi um ponta pé inicial para alcançar minha tão sonhada disciplina:

Entre em uma batalha que você possa ganhar

Muita gente erra em adquirir disciplina porque quer sair do 8 para 80. Se você nunca fez exercícios físicos, não se comprometa a ir para academia 3 horas por dia durante os 5 dias da semana. Para conseguir alcançar esse resultado é preciso muitíssima disciplina, sendo que você não tem o hábito de se exercitar. Essa batalha pode ser maior do que você consegue enfrentar no momento.

Para ter disciplina, comece por pequenas atitudes. Escolhe uma única batalha para vencer, seja estudar para um concurso, acordar mais cedo ou começar a correr. Se quiser emagrecer, escolhe não comer aquele brigadeiro depois do almoço, por exemplo. Pensa no seu dia a dia o que você pode melhorar, aquela batalha que você trava e não consegue vencer, mas que seja algo realizável no momento, ok

Quando você vencer essa batalha, o seu cérebro fortalece o músculo da disciplina. E é questão de tempo até que você consiga dar passos cada vez maiores.

Comemore cada passo concluído

Quando a gente tem prazeres imediatos, o nosso organismo gera uma neuroquímica de satisfação. Isso funciona para vários hábitos que temos, como jogar videogame, comer um docinho, olhar as mensagens no celular ou ver uma série no tv, isso dificulta a troca do prazer imediato pelo prazer futuro.

O que a precisamos começar a fazer é comemorar as vitórias agora quando se abre mão de algo por um prazer futuro. Exemplo: imagine que eu preciso decidir entre dormir até mais tarde ou acordar mais cedo pra estudar e passar num concurso no futuro. Em tese, acordar mais cedo nessas condições não gera dopamina e satisfação de forma imediata, então o meu próprio corpo vai preferir aquilo que é mais prazeroso para ele, o que normalmente é uma distração.

Ao invés de ficar triste ou descontente por ter acordado mais cedo para estudar, eu tenho que comemorar por conseguir priorizar o prazer futuro. Se acordei mais cedo e estudei, vou  comemorar. Você precisa comemorar com pessoas próximas, em voz alta, porque isso faz com que o seu cérebro gere dopamina ao inverso. Você associa o prazer com ter acordado cedo, e não mais com continuar dormindo até mais tarde. Isso exercita o seu músculo da disciplina.

Dica bônus:

Encontre pessoas com afinidades comuns

Você precisa procurar pessoas que também queiram o que você busca e compartilhar a sua batalha com elas. Quando você deixar de fazer alguma atividade que daria prazer imediato para poder ter um prazer futuro, essa pessoa deve parabenizar você (combina com essa pessoa de se darem parabéns toda vez que algo legal assim acontecer).

Fez sentido pra você alguma dessas dicas sobre como ter mais disciplina? Se você gostou do que eu dividi contigo hoje, comenta aqui embaixo. Vou adorar saber o que você tem para dizer.

Saiba mais no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vRFcFo3Ux_A

Sobre a autora: Priscila Brescindi é escritora, palestrante e Youtuber, sua missão de vida é ajudar as pessoas a conhecerem o verdadeiro valor que elas têm para realizarem todos seus sonhos.

Veja mais aqui...