Como fazer um plano de ação pessoal

Todos nós devemos saber exatamente onde queremos chegar, pois do contrário não saberemos qual o caminho a seguir. Esta análise é tão importante que já foi citado no filme de Tim Burton: Alice no País das Maravilhas: “Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve.”

Então para não caminhar em círculos é preciso ter uma estratégia definida ou um plano de ação.

Portanto, se deseja sair do lugar comum, avançar em sua carreira, ter maior qualidade em sua vida pessoal, conquistar prosperidade financeira, sucesso e autossatisfação, saiba que você precisa ter um bom plano. Um bom plano de ação. Caso você nunca tenha pensado nisso, escrevi este artigo para ajudá-lo. Neste sentido, a primeira coisa que eu fiz e que você também deve fazer é: acredite em seu poder de realização infinita.

O que é um Plano de ação pessoal?

Plano de ação pessoal é o meio pelo qual definimos e organizamos nossas metas e objetivos e direcionamos nossas ações à sua realização. Para que ele seja efetivo e eficiente, este plano ação deve conter estratégias e passos bem definidos a serem seguidos, detalhes importantes para não deixar espaço para distrações, fazer com que você mantenha o foco e evite desvios no caminho.

Se, por exemplo, você deseja comprar sua casa própria, em seis meses, por meio de financiamento bancário de A reais, pagar em B anos, com uma parcela de C valor e mudar-se até 31 de dezembro do ano corrente, este é um tipo de planejamento pessoal ou plano de ação.

Como você pode observar; cada etapa está bem especificada, o que torna cada passo dado mais assertivo, pois todos têm um direcionamento prévio que ajuda na melhor tomada de decisão.

Quando apenas deixamos que as coisas aconteçam, sem planejar, corremos o risco de tomarmos decisões ruins e que, muitas vezes, podem e fatalmente irão nos prejudicar. Por isso, se você deseja fazer uma viagem que requer maior investimento financeiro, organizar sua festa de casamento, formatura, mudar de emprego ou mesmo emagrecer alguns quilos, também deve seguir a mesma linha de planejamento. Ou seja, ser sempre bastante exato ao definir os seus alvos e as estratégias que usará para alcançá-los.

Como Fazer seu Plano de ação pessoal?

Para começar a construir um plano de ação pessoal, é preciso ter clareza no que quer e porque isso é importante para você, formulei algumas perguntas para ajudar nesta análise: O que realmente eu quero?

Porque isso é importante para mim?

É mesmo um sonho meu ou eu quero realizar isso para agradar alguém?

Como, quando, onde e com quem você vai realizar tal ação?

Estas perguntas lhe farão a ter foco no que é essencial para não colocar energia em coisas demais e acabar se desviando do seu objetivo principal. Além disso, existem outras atitudes que podem ajudar na construção de seu plano de ações pessoal.

Defina suas metas

Como já falei aqui, as metas são o caminho das suas ações e, além de darem um direcionamento, serve também de apoio, lembretes dos motivos pelos quais decidiu lutar por elas. Com certeza, se elas são as primeiras coisas que vem à sua cabeça, elas são importantes. Por isso, defina seus alvos de forma realista, definindo estratégias, recursos e prazos para realizá-las e comprometa-se a dar o seu melhor pelo sucesso delas. 

Organize-se

Promova seus objetivos e encontre estratégias efetivas para ajudar a organizá-los. Uma boa ferramenta que eu uso são as planilhas ou aplicativos de metas, que oferecem um acompanhamento dos progressos e também dos pontos de melhoria. Eu também busquei a ajuda de um Coach, profissional que, com suas técnicas, ferramentas e métodos de Coaching, pode me auxiliar em minha jornada de organização pessoal e, com isso a conquistar meus alvos de forma ainda mais rápida, planejada e efetiva.

Seja realista 

Aqui não pense que sou pessimista, e que não acredite em mim mesma, mas é necessário trabalhar com uma realidade e também se planejar para possíveis contratempos, alguns desvios da rota pode ocorrer e se você se preparar também para isso, nada tirará você do sucesso final.  Sonhe com os pés no chão e trabalhe dentro de possibilidades reais e tangíveis. Além de realista seja sempre otimista, determinado e com elevada autoestima.

Acompanhe seus pontos de melhoria 

 

A realização de qualquer coisa na vida, requer conhecer os obstáculos que podem nos impedir de concretizar nossos sonhos. Isso inclui identificar em nós mesmos quais são os pensamentos e comportamentos que podem sabotar nosso sucesso. Por isso, para conquistar seus resultados extraordinários é essencial fazer uma autoavaliação e verificar quais são seus pontos de melhoria, de modo que assim possa trabalhar para eliminá-los em definitivo.

Se você tem uma forte tendência a procrastinar, por exemplo, pode ser que precise desenvolver e elevar urgentemente seus níveis de foco e comprometimento para com a realização das suas causas. Se tiver dificuldades em fazer as coisas, sozinho, talvez este seja o momento ideal para aprender sobre como se responsabilizar um pouco mais por suas conquistas individuais.

Essa virada de chave deve acontecer em relação a todos os seus autos sabotadores. Para isso, comece a identificá-los um a um e trabalhe com inteligência, assim você conseguirá bloquear e eliminar as suas influências negativas.

Conheça seus recursos

Ainda que não conheça todos, saiba que você possui uma infinidade de recursos que podem ser muito úteis em sua jornada. Na prática, são exatamente estes talentos e competências que te ajudarão na realização dos seus sonhos. Por isso mesmo, é muito importante que você identifique quais são estas habilidades e também os recursos materiais que podem te ajudar a conquistar os seus objetivos.

Tenha técnicas de automotivação

Assim como é preciso focar, é preciso se motivar todos os dias e manter-se conectado aos motivos que te fizeram definir suas metas. Com certeza se colocou estes alvos como prioridades é porque eles verdadeiramente são muito importantes para você. Lembre-se disso e não deixe que sentimentos de dúvida, medo e ansiedade te sabotem ou que as pessoas ao seu redor te desmotivem com seu pessimismo. Se você acredita, pode e vai realizar todos os seus objetivos. Siga em frente!

Seja o Protagonista da Sua História!

Metas são propósitos que definimos para nós. Quando falamos em nossos objetivos pessoais, estamos falando também dos nossos desejos e sonhos mais profundos. Estes por sua vez representam a nossa essência, o que é essencial e mais importante para nós. E estas realizações são tão importantes porque sabemos que elas podem mudar nossa vida e dar um novo rumo à nossa história.

Portanto, não se contente apenas em deixar as coisas acontecerem e em navegar conforme os ventos. Defina sua rota, e realize seus sonhos.

Veja também este assunto no vídeo: https://youtu.be/biucDVTBjrw

Sobre a autora: Priscila Brescindi é escritora, palestrante e Youtuber, sua missão de vida é ajudar as pessoas a conhecerem o verdadeiro valor que elas têm para realizarem todos seus sonhos.

Veja mais aqui...