Como criar um hábito com dois passos simples

Começar a frequentar uma academia, fazer aulas de uma língua estrangeira, aprender a tocar um instrumento musical, certas práticas parecem difíceis de incluir na rotina, enquanto outras simplesmente passam a fazer parte dela sem que você sequer perceba. Para ajudar os leitores a terem mais controle sobre os hábitos que desejam criar, confira dois passos simples para criar um hábito que são baseados em estudos científicos sobre motivação e disciplina.

Grandes objetivos, pequenos hábitos

Entenda que caso você tenha grandes objetivos, impossíveis de serem implantados de uma só vez, podem e devem se começar por criar pequenos hábitos diários que lhe levarão a alcançar o seu grande objetivo.

Sem excesso de opções

O atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criou o hábito de sempre vestir ternos cinza ou azuis, por um motivo prático, e não por questões de crença. Ele diz: “Eu tento eliminar decisões”. Não quero tomar muitas decisões sobre o que vou comer ou vestir, porque tenho muitas outras decisões a tomar”.

Há estudos científicos que mostram que tomar decisões, por mais simples que sejam, gastam energia mental. Em certo texto publicado sobre Harvard, o professor Robert C. Pozen sugere que você identifique os aspectos da sua vida que considera mundanos e os ‘rotinize’ tanto quanto puder, para que possa economizar energia para manter uma disciplina.

Se quiser ter hábitos alimentares mais saudáveis, por exemplo, tire algumas opções de seu cardápio, parece óbvio, mas muita gente prefere simplesmente acreditar que pode resistir à tentação.

A maneira mais simples de incluir um novo hábito

A maneira mais simples de incluir um novo hábito, é decidir o que implantar, pode ser qualquer coisa, mas comece com apenas uma coisa, exemplo: ir a academia todos os dias, se o seu grande objetivo é ir à academia todos os dias e malhar por duas horas, sugiro que implante o pequeno hábito de ir 15 minutos apenas para conhecer bem o ambiente e faça exercícios simples sem exageros, pegue um calendário e marque uma meta (21 dias), todos os dias ao voltar da academia, marque no calendário um X de caneta vermelha a “missão cumprida”. Ao final do ciclo de 21 dias, este terá se tornado um hábito automático, e aí será muito mais fácil ir aumentando o tempo gradualmente.

Este hábito pode ser implantado com qualquer outra coisa que queira, trabalho, estudos ou o que sua necessidade exija.

E se estes gestos simples lhe ajudaram de alguma forma, não esqueça de deixar seu comentário abaixo e compartilhar com seus amigos este artigo.

Veja também este assunto no vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=RD-XbdPqnPg

Sobre a autora: Priscila Brescindi é escritora, palestrante e Youtuber, sua missão de vida é ajudar as pessoas a conhecerem o verdadeiro valor que elas têm para realizarem todos seus sonhos.

Veja mais aqui...