Força Nacional inicia operação de combate à violência no Ceará

Embarque da tropa da Força Nacional de Segurança para o Ceará - Foto: Min. Justiça

Os agentes da Força Nacional desembarcaram em Fortaleza (CE) no sábado (5) para atuar no apoio às ações de combate ao crime organizado no estado. O reforço foi solicitado pelo governo estadual, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o envio das tropas.

Além dos 300 agentes, 20 integrantes da Polícia Federal também colaboram para sanar a crise de violência no local. Nos últimos dias, ônibus e prédios públicos foram depredados por criminosos. Os agentes federais devem permanecer no Ceará por pelo menos 30 dias.

Força Nacional

A Força Nacional compõe um convênio dos estados com a União para restabelecer a ordem pública e a segurança ao prestar apoio às secretarias de segurança estaduais. As tropas ficam em Brasília (DF) e são deslocadas aos estados em que os governadores solicitam o apoio federal.

Mais do que o policiamento ostensivo, os agentes da Força Nacional também podem contribuir para ações em bloqueios de rodoviais, no combate a crimes ambientais, em ações da defesa civil para minimizar o impacto de desastres naturais, ou até mesmo em organização de eventos internacionais.

Os agentes que integram a Força Nacional são oriundos das polícias militares, civil, corpo de bombeiros e peritos que são cedidos à Força Nacional por seus órgãos de origem durante dois anos.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Maiores informações: http://www.brasil.gov.br

Veja mais aqui...